sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dados Cadastrais!




Primeira postagem...acredito que deva rolar uma breve apresentação...

Meu nome é Alyne, estou perambulando pelos altos dos meus 21 anos e sempre tive uma extrema necessidade de falar comigo mesma para entender boa parte do que eu sou (meio louco isso?), entenda como se a necessidade de escrever, de tirar todos aqueles pensamentos supostamente sem nexo e colocá-los em ordem no papel além de uma grande experiência faz muito bem à minha saúde mental (todos deviam praticar!). Digamos que isso ajuda bastante a responder a famosa pergunta de um amigo se ele o vê em profundo estado de devaneio: "O que você tem?" e você responde depois de 3 segundos "Não sei...". Bom, vamos combinar que a conversa já não tem muito potencial para se tornar um diálogo dos mais interessantes. Usando de uma simples metáfora, seria como pegar a sua pasta no computador e organizá-la, para obter uma utilização sinérgica, limpa e prática.

Relembrando a tal pergunta, um termo utilizado no parágrafo acima, fundamenta a criação deste blog: "Devaneio". Por algum motivo essa palavra me inspira, me incentiva a abrir a mente, me livra de certos pudores e pré-conceitos inerentes a própria vontade do ser humano, talvez eu sinta toda essa "viagem" pela forma como realmente o conheci, estudando a respeito de Charles Sanders Pierce (fundador da ciência dos signos, a semiótica, entre outros tantos estudos), onde uma citação sua me chamou a atenção:

“Entra em teu barco do devaneio, desatraca no lago de pensamento, e deixa o sopro do firmamento encher tua vela. Com teus olhos abertos, acorda para o que está à volta ou dentro de ti, e abre conversa contigo mesmo; pois assim é toda meditação”.

Representado uma espécie de desprendimento nunca dantes visto e/ou lido, mas principalmente sentido após ler tal palavras...A partir daí foi fácil fazer nascer o título deste blog que aqui apresenta-se, "Exaltado Delírio" deriva exclusivamente do ato de devanear.

Explicando cronológicamente, se você procurar devaneio no dicionário verá que um dos sinônimos de devaneio é delírio...me perguntei "por que?", já que "delírio" é uma daquelas palavras um tanto chocantes à primeira vista, tudo uma questão de ação e reação, você automaticamente relaciona com imagens e ações cada palavra ou coisa que lê ou vê, no entanto, ao procurar essa estranha palavra no dicionário lá estavam descritas as seguintes informações:


Delírio

do Lat. delirius.

m.,
excesso de sentimento;

fig.,
exaltação;
entusiasmo;
Med.,
desvio mórbido da razão contra o qual não valem a experiência nem a argumentação lógica e em virtude do qual o indivíduo se afasta cada vez mais da realidade.


Mais do que uma busca do absurdo, a ironia também deve fazer parte da vida para dar um pouco mais de graça a mesma e nos fazermos praticar o ato de pensar. Imaginem a minha literal vontade de gargalhar ao ler "excesso de sentimento", me perguntei até onde existe esse limite de uma quantidade socialmente correta de sentir qualquer emoção...

Mas para não me prolongar mais ainda, eu concluo essa "Ode ao delírio" (risos³!!!) no próximo post. Pelo menos seria uma resposta diferente de um vago "não sei" caso me perguntei o que se passa por essa aturdida cabeça...


Beijão e fiquem bem! ;)